terça-feira, 8 de setembro de 2009

Resenha Crítica do filme: Sete Vidas (Seven Pounds, 2008)

Estados Unidos / 2008

Dirigido por Gabriele Muccino

Com Will Smith, Rosário Dawson, Woody Harrelson e Barry Papper

Sete Vidas: Em busca de um sentido para viver

“Em sete dias Deus criou o mundo, eu precisei de sete segundos para destruir o meu”. Essa é a frase usada para iniciar o drama estrelado por Will Smith, Sete Vidas. O filme dirigido por Gabriele Muccino conta a história do auditor fiscal Ben Thomas (Will Smith) e como ele planeja aliviar a culpa que atormenta sua vida.
A exemplo de “A procura da Felicidade” e “Eu sou a lenda”, quando comecei a ver esse filme, sabia que a história me traria algo mais. Will tem consagrado sua carreira ao protagonizar filmes com forte apelo moral. Em Sete vidas não foi diferente. O enredo mostra como pequenas ações podem mudar a trajetória de uma vida, não apenas a nossa, mas de muitas outras pessoas.
Ben Thomas carrega consigo o fardo de um trágico segredo, que tirou todo sentido que ele tinha de viver, e ao mesmo tempo trouxe sofrimento a outras vidas. Como forma de amenizar o mal que ele julga ter feito, mesmo que sem querer, resolve ajudar outras sete pessoas, algumas conhecidas outras que jamais teve contato antes.
O critério para receber esse “presente”, como Ben resolve chamar, é apenas um: ter bom caráter. Para isso ele monitora seus escolhidos e acaba conhecendo mais a fundo uma em específico, Emily Posa (Rosario Dawson). Emily sofre de falência aguda no coração e sua vida está com os dias contados. A salvação para a jovem mulher seria um doador que possuísse sangue raro, e as chances para isso acontecer são muito baixas.
A convivência com Emily faz Ben voltar a ver vida com novos olhos, com vontade de seguir em frente e apagar o que um dia tanto o fez sofrer. Mas suas opções não são vastas, vidas estão em jogo e a decisão está em suas mãos. O desfecho do drama é o mais puro exemplo de auto-doação, de que realmente alguém se importa mais com vida do próximo do que com a si própria.
Sete vidas leva a refletir sobre o que temos feito para melhorar as condições de vida de quem amamos. E até mesmo de quem não tem nada haver com nossas vidas. Que a gratidão é um sentimento muito maior do que qualquer recompensa possa oferecer, e que pra isso não há necessidade de sentirmos o reconhecimento. Dar valor as coisas simples da vida e não deixar que problemas, por maiores que sejam, nos impeçam de continuar de cabeça erguida.
A trama foge do padrão Hollywoodiano, nem sempre seguindo uma cronologia, mas ao final tudo se encaixa como um quebra-cabeça. Com cenas emocionantes, dignas de arrancar lágrimas dos corações mais durões, Sete vidas merece uma atenção especial, pois trás a tona a natureza humana mais difícil de se lidar: doar sua própria vida em favor de outras pessoas.

7 comentários:

  1. ... belíssimo filme, também recomendo...
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Viva, viva!
    Ganhei este selo (e repasso) do blog da "loquinha" da Keli e para a brincadeira não parar indico mais alguns amigos.
    Grata desde já pela indicação, abaixo as regras:
    1. EXIBA A IMAGEM DO SELO "OLHA QUE BLOG MANEIRO" (Copie a imagem do meu blog)
    2. POSTE O LINK QUE TE INDICOU
    3. INDIQUE PESSOAS DE SUA PREFERÊNCIA
    4. AVISE SEUS INDICADOS
    5. PUBLIQUE AS REGRAS
    6. CONFIRA SE OS BLOGS INDICADOS REPASSARAM OS SELOS E AS REGRAS
    Eu indico:
    Gi - http://giszanella.blogspot.com/
    Aline - http://linekroetz.blogspot.com/
    Dama - http://damarasavoldi.blogspot.com/
    Gabi - http://gabifernandess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. vi e apesar de achar o fim triste ele realmente é o fim de um 'quebra cabeça''
    ! ! !

    ResponderExcluir
  4. Qual é a sétima ajuda:
    medula (criança)
    olhos (loiro cego que ele detona no telefone no começo do filme)
    fígado (mulher do centro de ajuda)
    coração (a pessoa que ele se apaixonou)
    pulmão (irmão dele)


    falta mais uma! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa para a senhora latina que sofria maus-tratos do marido.Abraços!

      Excluir
  5. A casa para a latina que sofria maus tratos do marido

    ResponderExcluir