quarta-feira, 25 de maio de 2011

Voltando a ativa...

Mais de um ano sem nenhuma postagem... Desleixo! É exatamente sobre isso que quero falar na minha volta à ativa, da mania que as pessoas têm de deixar coisas inacabadas. Existem vários motivos para que isso aconteça. Então... Vamos a alguns.

Um deles é que depois de alcançarmos o gostinho da conquista, o alvo desejado perde o sentido de ser. Isso é muito comum em relacionamentos amorosos. Você luta, batalha para conquistar a pessoa, e quando consegue entra em euforia. Por um período de tempo sente que sua vida está completa e que felicidade maior é impossível de se alcançar. Infelizmente passado algum tempo, a euforia acaba, os olhos passam a enxergar o que realmente aconteceu: você criou uma expectativa além do que realmente existia, e isso é mais comum do que possamos imaginar.

Quando você passa muito tempo desejando alguém, fantasiando com os momentos que poderiam passar juntos, acaba criando um estereótipo que em 99% das vezes não é compatível. Ou seja, você se apaixonou por um personagem que veste a aparência da pessoa em questão. Resultado? Frustração! Reação? Desistir e partir para outra conquista.

O mesmo pode acontecer na vida profissional. Sonhar é um hábito saudável, quando exercido com moderação e pés no chão. Já vi muitos jovens sonhando com profissões como jornalismo (eu sou uma exceção... Caí de paraquedas e acabei me apaixonando), em ser os próximos William Borner e Fátima Bernardes, comandar a oligarquia exercida pela Globo e assim por diante. Porém, após a formatura, canudo na mão, um título, que ainda está em votação para saber se será validado como profissão regulada, o mercado de trabalho não se mostra afável e receptivo.

Diploma conquistado, agora é correr atrás de um espaço no meio profissional, e essa, é uma conquista contínua. Para isso é exigido muito esforço e dedicação, e muitos acabam por desistir no meio do caminho, pois além de ter que alcançar as próprias metas, tem que se desviar de obstáculos que são postos no caminho. Tarefa árdua e desgastante. Muitos não aguentam o tranco e desistem.

Já temos aqui dois motivos, insatisfação e dificuldades. Vamos para mais um... Tempo. Seja no sentido da falta de tempo ou o próprio período entre idealizar e chegar ao objetivo final. Não gostamos de esperar. A sociedade digital e globalizada vive a era do imediato, tudo tem que ser na hora senão perde o valor. Nem tudo pode ser alcançado dessa forma e quando não é muitos desistem.

Sendo assim, o que faltaria para que conseguíssemos completar nossos assuntos inacabados? Motivação? Tempo? Coragem? Disciplina? Dedicação? Ou quem sabe um pouco de cada uma. Disso tudo, uma coisa é certa, nossa vida será construída de eternas conquistas, cabe a nós escolhermos se queremos concretizá-las ou deixá-las pela metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário