quinta-feira, 4 de março de 2010

Eu sinto saudades e você?


Na esquina da rua onde moro, florescem duas árvores que trazem boas lembranças de minha infância. A laranjeira e uma árvore que não sei como se chama, mas é muito comum em época de Natal aqui em Concórdia. Apelidei, secretamente, aquele ponto de “esquina da saudade”. Sentir o aroma proveniente daquelas árvores me faz voltar ao tempo, relembrar o anseio pelo término do inverno com a chegada da primavera ou o desejo inocente da criança pela espera do presente no dia de Natal.
Essas são épocas que não voltam mais, mas que ficam guardadas em nosso íntimo, só esperando de um estímulo para despertar a memória. Cheiros, imagens, lugares, sons e até gostos tudo faz ligação, sendo a pessoas, momentos ou fases de nossa vida. As vezes a nostalgia é tão grande que temos a impressão de que se fecharmos os olhos, viveremos de novo determinado tempo passado.
Quanto tempo é necessário para criar um sentimento dessa magnitude? Há algum manual, algum lugar em que diga que para se sentir nostalgia você deve ter passado pelo menos dos 25 anos de idade? Engana-se quem pensa dessa forma. A começar pelo fato de que não podemos julgar a intensidade do sentimento de outras pessoas, ou seja, sentimentos os quais nunca sentimos. Tudo bem, toda saudade é saudade, consiste na mesma fórmula que é sentir falta de algo ou alguém, mas cada um sente isso com intensidades diferentes.
As vezes, algumas situações nos atingem de forma tão impactante, que apenas um dia, ou algumas horas são necessárias para deixar marcas que nem o tempo pode apagar em nossa vida. E para isso, tenho que ser adulto? Ou preciso ter certa “experiência” de vida? Não! Definitivamente não! A única coisa necessária é o “agente” que causará a saudade! Esse pode assumir inúmeras identidades, variando de quem o porta. A única diferença, é que chegamos a uma idade onde passamos a entender melhor o que é esse sentimento. Mas deixo bem claro que entender é diferente de viver. Posso viver determinada situação sem entendê-la, mas não posso entendê-la sem nunca ter vivido.
Então, esse sentimento está ai, é quase inevitável senti-lo. Mas faz bem sentir-se nostálgico? Eu acredito fiamente que sim! Se sinto saudade, é por que já vivi momentos bons, é por que tive pessoas que foram importantes em minha vida e isso me ensinou que tenho que aproveitar ao máximo o dia de hoje, por que o hoje vai ser a saudade do amanhã. Dê valor ao que você tem hoje, pois amanhã isso pode fazer parte apenas de sua nostalgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário